quarta-feira, 3 de abril de 2013

A História da Maquiagem



As mulheres maquiam-se desde épocas antigas, de diferentes estilos e com diferentes elementos, mesmo fundo, sempre surge a mesma ideia: melhorar o aspecto externo e consequentemente, a beleza física.

Hoje, a maquiagem utiliza-se como “arma” de sedução; não há dúvidas de que um rosto bem maquiado é mais atrativo, pois a maquiagem tem a capacidade de realçar as facções mais bonitas e ocultar as imperfeições.

É importante dar uma volta pelas antigas civilizações para observar como estas fizeram uso dos cosméticos.

EGITO: As mulheres egípcias realçavam principalmente os olhos; estes eram maquiados com cores fortes, as pálpebras eram coloridas com tons vivos, os que se obtinham da mistura da terra, cinzas e tinta.
Foram também as egípcias as que iniciaram a moda da pintura dos lábios (parabéns a elas!)
Os faraós pintavam os olhos para que se evitasse que as pessoas olhassem diretamente para o “Deus do Sol”.


ROMA: Passando para Roma, as mulheres usavam máscaras de farinha, miolo de pão e leite durante a noite sobre o rosto para melhorar a pele.

 
GRÉCIA: A maquiagem aperfeiçoou-se na Grécia, e começou a cobrar importância também a pele, a qual se maquiava com uma mistura feita com gesso, farinha, giz e carbonato de chumbo. Os cílios eram pintados com uma mistura de ovos de formiga e moscas esmagadas (estranho, não?)

 
FRANÇA: O verdadeiro cume da maquiagem acha-se na corte da França. Ali, os rostos eram branqueados com pós e um creme de nácar brilhante misturado com enxofre. Esta combinação provocou muitas mortes.

Nos inícios do século XIX surgiu a primeira tentativa de eliminar as rugas.

 
SÉCULO XXI: A cosmética deu um giro de 180 graus. Hoje, estamos inseridos dentro de um imenso mercado dedicado à mulher e à imagem, com todo tipo de produtos e serviços elaborados de distintas formas.

Beleza e estética são o pão-de-cada-dia, sendo estas vendidas em qualquer lugar, exemplo disso é que na internet você pode encontrar dicas e endereços de várias clinicas de estética, massagistas e infinitos outros serviços que ajudam a mulher a estar cada vez mais bela.

 
E HOJE EM DIA...

Nem se fala! A partir de então, até os dias de hoje, a indústria de cosméticos vem se aperfeiçoando cada vez mais e trazendo muitos produtos de beleza para ficarmos cada vez mais lindas, sem precisar de ovos de formiga, moscas, farinha e miolos de pão!

Fonte:(AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário